FILATELIA




OS PRIMEIROS SELOS DO MUNDO


É o mais popular dos passatempos com 40 milhões de pessoas no mundo. 
O que é FILATELIA?
Vem do grego: PHILOS (amigo) ATELEIA (que é pago antecipadamente).
Colecionar ou classificar selos postais e outros ítens relacionados é viajar pelo mundo da Filatelia. Um mundo encantador que abre milhões de janelas (dizem que o selo é uma janela para o mundo) em direção da arte, cultura, conhecimento, história, etc...
Apresentamos para vocês, a relação com imagens, dos primeiros selos postais do mundo.  Esses clássicos são verdadeiras jóias da filatelia mundial e motivo de admiração por parte dos colecionadores. Uma grande parte, pela sua extrema raridade, não poderão fazer parte de coleções comuns. O valor certamente impediria essa compra. No entanto, outros tantos dessa lista são passíveis de constar na coleção pessoal de muitos filatelistas. Tenho alguns  desses na minha coleção de Clássicos da Filatelia. São "grandes amigos", inseparáveis, sem dúvida. Para elaborar esse trabalho a seguir, utilizamos muitas fontes, como catálogos, sites, mas agradeço e recomendo o interessante site "www.girafamania.com.br" do colecionador Sérgio Eduardo Sakall por muitas informações. Muitas das gravuras, foram extraídas de http://www.coinsusallecollection.com.


OS SELOS 

O primeiro país a emitir selos postais foi a Inglaterra em 1840 depois de uma necessária reforma postal efetivada por Rowland Hill. O selo, com o valor de 1 penny, estampava a Rainha Vitória e foi emitido em 06/05/1840. Era o Penny Black.


PENNY BLACK - O PRIMEIRO SELO DO MUNDO

Depois da Inglaterra, Zurich (Suíça), que era um Cantão, emitiu seu primeiro selo em 01/03/1843 com cifras nos valores de 4 e 6 Rappen (centavos)








Os selos de Zurich atendiam apenas o serviço no perímetro urbano e eram, portanto, locais, não de circulação nacional como foi o primeiro selo brasileiro.


O Brasil emitiu seus selos em 01/08/1843, cujos desenhos ficaram conhecidos por "Olhos de Boi", com algarismos em branco sobre um fundo ovoidal com impressão em preto.

Brasil-Olho-de-Boi-30 Reis
30 Réis
Brazilian Stamp - Olho-de-Boi - 60 Réis
60 Réis
Brazil-Olho-de-Boi-90-Reis
90 Réis

Em 30/09/1843, Genebra também na Suiça emitiu o "Duplo de Genebra". É um selo bipartido com o valor unitário de 5 centimos. Se a carta fosse enviada para dentro da cidade, utilizava-se apenas uma parte, mas se remetida para outra localidade, utilizava-se o selo integral.




Em 01/07/1845 a cidade suiça de Basiléia emitiu uma jóia para a filatelia: a "Pomba da Basiléia" Para tanto utilizou como motivo uma pomba com uma correspondência no bico, símbolo da comunicação postal. Foi o primeiro selo em duas cores e impresso em relevo, no mundo. O valor facial era de 2¹/² Rappen.



Em 22/10/1849 novamente na Suiça, lançou-se a Emissão de Vaud. Tem em seu centro, um fundo vermelho com uma cruz em branco, representando as armas suiças. Valores 4 c. (1849 e 5 c. (1850).




A Ilha de Trinidad emitiu em 16/04/1847 o selo, que embora particular, foi a primeira emissão em uma colônia britânica. "Lady McLeod" era o nome do barco, cujo operador configurou sua emissão: David Bryce. O selo, que trazia como estampa as letras L.McL e porteava correspondência de uma empresa particular no trajeto entre as cidades de Port of Spain e San Fernando (fonte: Girafamania).


Os Estados Unidos emitiram seus primeiros selos em 1847. Os dois valores: 5 c. e 10 c. traziam estampadas, as figuras de Benjamin Franklin no primeiro e o primeiro presidente daquele país, George Washington.





A Ilha Maurício foi a  primeira das colônias a lançar oficialmente selos postais em 30/09/1847. Gravadas pelo relojoeiro Barnard, as chapas com os valores de 1 penny e 2 pence, traziam como motivos a efígie da Rainha Vitória e a expressão "Post Office" na lateral esquerda ao invés de "Post Paid" que deveria ser gravado. Desse modo, os 500 exemplares (de cada) dessa emissão tornaram-se grandes raridades, pois na época serviram para porte de uma correspondência que era convite para um baile na ilha. Algumas pessoas guardaram esse convite como recordação e hoje não restam mais de 14 exemplares do "1 Penny" e não mais que 12 do "2 Pence". (fonte: Girafamania)


  


As Ilhas Bermudas emitiram em 1848 selos para uso local, não autorizados. Foram criados pelo diretor dos correios da ilha, William Perot. "Perot", aliás, foi o nome que se perpetuou na história desses selos quase artesanais e que nos dias de hoje restam pouquíssimas unidades.



A França emitiu seu primeiro selo postal em 1849 e tinha como motivo o desenho estilizado de uma alegoria da liberdade como cabeça de mulher. Ostentava ainda um cacho de uvas, um feixe de trigo e ramas de oliveira. Por tal motivo, ficou conhecido esse selo como "Ceres", que é a Deusa da abundância.



Em 01/07/1849 foram emitidos os dois primeiros selos da Bélgica e traziam a efígie do Rei Leopoldo I em uniforme militar nos valores de 10 e 20 centavos. São conhecidos no meio filatélico como "Epaulettes". Curiosamente, a exemplo da Inglaterra, do Brasil e outros primeiros selos, não tinha impresso o nome do país. Selos não raros, mas que não podem faltar em coleções de selos clássicos.



Rei Leopoldo I nos selos chamados "Epaulettes"


O antigo estado alemão da Bavária lançou em 01/11/1849 seu primeiro selo postal e por conseguinte, o primeiro selo do que seria anos mais tarde, quando da Unificação dos Estados em 1871 por Otto Von Bismark, a Alemanha. É um selo "Cifra" com o valor de 1 Kreuzer, na cor preta sobre branco.

O raro selo bávaro
Depois disso, em 01/01/1850 a Espanha emitiu seu primeiro selo com a efígie da Rainha Isabel II. Impresso em preto, apresentava o valor facial de "6 Cuartos".

Rainha Isabel II

No mesmo dia de 01/01/1850, a colônia britânica de Nova Gales do Sul ou New South Wales em território australiano emite seu primeiro selo na cor vermelha e com o valor de "1 Penny". (fonte: Girafamania).

New South Wales

Dois dias depois, em 03/01/1850 a colônia britânica de Victoria, também em território australiano emite seu primeiro selo postal. Trazia como motivo a estilização da Rainha Vitória sentada em meio corpo, fato que serviu de apodo para esse selo como "Half Lenghts". Valor "1 Penny" e cor também vermelha.

N° 1 da Colônia Britânica Victoria

Em 07/04/1850 a Confederação Helvética (Suiça) emite seu primeiro selo nacional. Gravado no sistema litográfico, trazia ao centro a Cruz Suiça com o valor facial de "2¹/² Rappen".



No dia 01/06/1850 a Áustria emite o seu selo postal na cor amarela e com o valor de "1 Kreuzer", tendo como motivo central, a reprodução do Brasão de Armas da Áustria. Em cima trazia a inscrição "K.K.Post-Stempel".



Simultaneamente, na mesma data (01/06/1850), o Reino de Lombardia e Veneza (que foi uma província austríaca), na Itália, emitiu sobre selos daquele país, mas com mudança no valor para "5 Centesimi". Posteriormente a Itália suprimiu esses selos


O Estado Alemão da Saxônia fez a emissão de seu primeiro e raro selo cujo motivo também era "Cifra", no valor de "3 Pffenige"




A Guiana Inglesa emitiu em 01/071850 o primeiro selo postal, que ficou conhecido como "Cotton Reels" ou "Bobinas de Algodão" justamente por apresentar semelhança com rolos deste produto. É da Guiana Inglesa que, em 1856 foi emitido aquele que é considerado o selo mais raro do mundo. o "Preto sobre Magenta", do qual se tem notícia de apenas UM exemplar. Mostramos para você a imagem desse raríssimo exemplar, uma raridade absoluta.

PRIMEIRO SELO DA  GUiANA INGLESA
"Preto sobre magenta" - o selo mais raro do mundo

O Antigo Estado Alemão da Prússia ainda em 15/11/1850 emitiu seu selo postal. Apresenta a efígie do Rei Friedrich Wilhelm IV e o valor facial de "1/2 Pffenige". 



Outro Estado Alemão, Schleswig-Holstein emitiu em 15/11/1850 o seu primeiro selo. Apresenta as Armas das Águias e tem o valor facial de "1 Schilling".



Poucos dias depois, em 01/12/1850 outro estado alemão, Hannover, emitiu o primeiro selo, gravado em cor preta sobra papel azulado. Apresentava o Brasão de Armas do Estado e tinha como valor facial, "1 Guttengroschen".



1 Gutegr. , Hannover, 1850



Em 01/01/1851, o Reino da Sardenha (Italia) lança o primeiro selo, com o valor facial de "5 Centesimi" e trazendo a efígie do Rei Victorio Emanuelle II. Este personagem tornaria-se Rei da Itália em 1866.





Dinamarca entra no mundo filatélico em 01/04/1851 com a emissão do "4 RBS" ou seja com o valor facial de "4 Rigsbank Skilling". Um més depois, em 01/05/1851, Copenhagen emitiu seu selo local, com valor facial de "2 Rbs".


Primeiro selo dinamarquês
Selo local emitido um mês depois
Em 01/04/1851 o Grande Ducado da Toscana (Itália) emitiu seu primeiro selo, tendo como motivo o leão estilizado com a coroa, símbolo do poder local. Seu valor facial é de "1 Soldi".


O leão da Toscana no 1° selo

Em 23/04/1851 o Canadá (Província) emite seu selo. Traz na representação um animal símbolo da região: o Castor. Seu valor facial é de "3 Pence" e o selo não tem picote nem filigrana em seu papel.
"Three Pence Beaver"

Em 01/05/1851 o Estado Alemão de Baden fez a emissão de seu primeiro selo postal. Impresso na cor preta, tem o valor facial de "1 Kreuzer".

Antigo Estado Alemão de Baden

A Ilha de Trinidad volta com a primeira emissão de um selo postal, mas de caráter geral. Foi o conhecido "Britânia". Foi emitido em 14/08/1851 e traz como motivo além da figura estilizada da Inglaterra, conhecida como "Britânia", que está sentada sobre embalagens de açúcar, símbolo econômico local. Ao fundo pode-se ver um navio. Sem valor facial, sua identificação para comercialização era distinguido pelas cores entre os selos das séries.


Britânia Sentada
Nova Scotia (Nova Escócia), antiga colônia britânica que mais tarde integrou o Canadá, lançou seu primeiro selo em 01/09/1851.  Impresso na cor azul, apresentava como motivo ao centro a Coroa, ladeada por quatro cantos arredondados cujo interior geométrico e com motivos locais, lhe deram o apelido de "Diamante". Valor facial de "3 Cents".


Foi também o primeiro selo impresso  em formato diferenciado.

Cinco dias depois de Nova Escócia, em 06/09/1851, outra colônia britânica no atual Canadá emite seu selo: New Brunswick. Interessante que também se repete a motivação gráfica do selo anterior, inclusive com o valor facial, modificando-se a cor, agora vermelha.




O primeiro selo postal do Havaí foi emitido em 01/10/1851. Na verdade foi uma série de quatro selos que foram impressos para servir de correspondência aos missionários do local, por esse motivo ficaram conhecidos pelo nome de "Missionários". São muito raros e a disputa por algumas dessas peças já acabou em tragédia.

2 Centavos dos "Missionários"

Württemberg, o antigo estado alemão emitiu seu primeiro selo em 15/10/1851. Impresso na cor preta, tinha o valor facial de "1 Kreuzer".




O antigo estado alemão de Braunshweig emitiu seu primeiro selo em 01/01/1852. Seu valor facial é de "1 Silbergroschen" e foi impresso na cor rosa carminado. Tem por motivo central um cavaleiro saxão.


Os antigos Estados Pontifícios, ou "Estados da Igreja", ancestralidade do Vaticano lançou sua primeira emissão postal em 01/01/1852. Era o "1/2 Bajocchi" impresso em tinta preta.




A Holanda emitiu sua primeira série de selos postais em 01/01/1852. Trazia a efígie do Rei Willem III. Os três valores (5, 10 e 15c.) foram impressos em azul, vermelho e amarelo respectivamente.    
 




Outro antigo Estado Alemão de Oldenburg emitiu seus selos bem cedo: 05/01/1852. Seu valor facial é de "1/30 Thaler" e sua impressão é em tinta preta sobre papel azulado.              

 

O território francês da Ilha Réunion entra no campo filatélico em 16/01/1852. Seu primeiro selo foi impresso em preto sobre papel azulado e tinha valor facial de "15 Centimes".




Thurn und Taxis - Estado alemão emitiu selos postais que dividiram-se em regiões postais norte e sul. Estes selos abaixo são do Distrito Postal Norte cujo início de emissão foi em 29/01/1852. Com formato quadrado apresentava motivos em cifras. Valor facial de "Silbergroschen" em impressão preta sobre papéis de cores variadas. Já os do Distrito Postal Sul foram emitidos também em 1852 e apresentavam desenho com frame circular e os valores eram em "Kreuzer".

Primeira série do Distrito Postal Norte

O desenho dos selos do norte possuíam forma quadrada.


Primeira série do Distrito Postal Sul

O desenho dos selos do Sul apresentavam-se no modelo circular


Barbados teve seu primeiro selo postal circulando a partir de 15/04/1852. O motivo, já usado em outras colônias inglesas, é a "Britânia" sentada. A cor do primeiro selo é verde-amarelado sobre papel azulado. Embora não esteja impresso, seu valor é de "1/2 d".




O Ducado de Modena (Itália) emitiu seu primeiro selo em 01/06/1852, impresso em preto sobre papel verde. Apresentava o valor facial de "5 Centesimi".


O Ducado de Parma (Itália) emitiu seu primeiro selo em 01/06/1852, mesmo dia que o anterior de Modena, impresso em preto sobre papel amarelado. Apresentava o valor facial de "5 Centesimi".

Os primeiros selos da India Inglesa circularam a partir de 05/07/1852 pelo Distrito de Scinde e foram os primeiros selos asiáticos da história filatélica. Os três valores apresentavam os valores faciais de "1/2 Anna" e variavam em suas cores: branco, azul e vermelho respectivamente. O selo vermelho apresentava-se recortado em círculo.





                                                                                                                                                                  O Grão Ducado de Luxemburgo vem a seguir, com a emissão de seus selos postais. Em 15/09/1852 foram lançados pelo correio local, os dois selos dessa primeira série, cujo motivo é a efigie do Rei Willem III. Os valores faciais eram de "10 c. e 1 s".










                                                       
O Chile torna-se o segundo país da América do Sul a emitir seu primeiro selo. Isso foi em 01/07/1853. Trazia a efígie de Cristóvão Colombo e seu valor facial era de "5 centavos".


1853 Chile #1  APS cert. "...genuine in all respects."

Em Portugal, o primeiro selo postal foi emitido em 01/07/1853, tendo por estampa a efígie da Rainha Maria II. Impresso em relevo na cor vermelha, trazia o valor facial de "5 Réis". 


1853 Portugal #1 Friedl cert "...genuine."




O Cabo da Boa Esperança na África (sul) emitiu seu dois primeiro selosem 01/09/1853. Foi o primeiro selo em formato triangular do mundo. O motivo a "Virgin Hope", deusa da fé e caridade, segurando uma âncora. Impresso em cor vermelha, tem valor facial de "1 Penny".





Na Oceania, a Tasmânia passou a emitir seu primeiro selo postal em 01/11/1853. Apresentando a inscrição "Van Diemen's Land", denominação primeira do local, o selo foi impresso em azul e ostenta a efígie da Rainha Victoria. O valor facial do primeiro exemplar é de "1 Penny".

1853 Australian State, Tasmania #1 APS cert, "...genuine, cuts frame at top and left."

Nas Filipinas, temos o surgimento do primeiro selo no ano de 1854. Não consta o nome do país, o que somente acontecerá em 1872. A efígie da Rainha Isabel II é o motivo desse selo e seu valor facial é de "5 C."



Depois de ter selos emitidos pelo Distrito de Scinde em 1852, a Índia recebeu pelo domínio britânico da Companhia das Índias, a organização de seu correio. A primeira série de selos foi emitida em 1854, todos com a efígie da Rainha Victoria. Foram cinco no total. Os valores faciais dos dois primeiros selos eram de: "1/2 Anna". Os demais são de "1 Anna", "2 Annas" e "4 Annas", este último com o formato gráfico octogonal.






A Austrália Ocidental (Western Australia) emitiu seu primeiro selo postal em 01/08/1854. Tendo como motivo um cisne, foi impresso em preto e tornou-se uma marca das emissões filatélicas da colônia. O valor facial dessa primeira emissão é de "1 Penny".


A Austrália do Sul (South Australia) emitiu sua primeira série em 01/01/1855. São quatro valores tendo a efígie da Rainha Victoria como motivo. Seus valores são, respectivamente "1 Penny", "2 Pence", "6 Pence" e "1 Skilling".






Nesta mesma data de 01/01/1855, a Noruega emitiu seu primeiro selo postal. Como motivo aparece um Leão Rampante (em pé). Impresso na cor azul, apresenta o valor facial de "4 Skilling".



No dia 01/04/1855, o antigo Ceilão (ainda Colônia), atual Sri Lanka, emitiu seu primeiro selo postal. Como motivo, a Rainha Victoria estampa essa emissão, que tem o valor facial de "1 Penny".


O antigo estado alemão de Bremen emitiu seu selo postal em 10/04/1855. Traz estampado o escudo local na cor preta e o valor facial de "3 Gr.".


A ilha de Cuba teve seu primeiro selo em 24/04/1855, ainda como emissão da Colônia Espanhola. O selo, que circulou no mesmo período em Porto Rico, traz estampada a Rainha Isabel II. O valor facial é de "1/2 Reale Plata Fuerte".



Em 01/07/1855 a Suécia emite seus primeiros selos postais. Trazem estampado o brasão de armas e os dois primeiros valores da série são "3 Skilling" em verde e de "4 Skilling" em azul. O selo que aparece por último é um dos mais raros do mundo, pois foi impresso em amarelo por um erro gráfico ao invés de verde. Seu preço em recente leilão na Suíça, foi astronômico e foi recorde em vendas do tipo.






Swedish Treskilling Yellow 1855
O raríssimo "Tree Skilling Yellow".


A primeira série de selos da Nova Zelândia surgiram em 20/07/1855. Trazia estampada a figura da Rainha Victoria em desenho que ficou conhecido como "Chalon Head", pois foi produzido pelo artista Alfred Chalon. O retrato tornou-se muito popular, servindo para ilustrar selos postais de outras colônias inglêsas, como Nova Scotia, Grenada, Bahamas e Queensland.





A colônia inglêsa da Ilha de Santa Helena emitiu seu primeiro selo em 01/01/1856. Trazia na cor azul, o perfil da Rainha Victoria com o valor de "6 Pence".

first stamp 1- 1856 Stamps of Saint Helena Island - Queen Victoria - stamp #1


Em 01/03/1856 a Finlândia entra no mundo filatélico com seus clássicos. Os selos, emitidos pela Federação Russa, traziam o escudo nacional e tinham os valores faciais de "5 e 10 copeques".

first stamp - 1856 Finland - Coat of Arms #1-2

O antigo estado alemão de Meckenburg-Schwerin emitiu seu primeiro selo em 01/07/1856. Era uma emissão em quadra com o valor facial de "1/4 Shillings" e trazia estampado o brasão de armas local.



Em 01/08/1856 o México emitiu sua primeira série. Todas traziam estampado a efígie de Don Miguel Hidalgo Y Costilla. Impressos sem filigrana, apresentavam cores diversas e valores  de "Medio Real", "1 Real", "Dois Reales", "Quatro Reales" e "Oito Reales".












Em 21/08/1856, a Província de Corrientes (antes da unificação argentina) emitiu um selo postal com a gravura de Ceres (deusa da agricultura) e que já era conhecida dos selos franceses. Foi na verdade uma cópia grosseira do famoso selo francês. Impresso em preto, tinha o valor facial de "1 Real"





No mesmo ano outra província da futura Argentina, a de Buenos Aires, emitiu uma conhecida série postal local que ficou conhecida como "Gauchitos", pois apresentava um gaucho à cavalo transportando um malote de correspondência. Esse tipo de entrega postal à cavalo, era comum nos Pampas. Foram impressos quatro selos com cores distintas e nos seguintes valores: "4 Reales" (amarelo), "6 Reales" (verde), "8 Reales" (violeta) e "10 Reales" (azul). 



O Uruguai passou a figurar na história da filatelia, com selos que ficaram conhecidos como "Diligências", pois esses selos serviriam para porte do transporte de correspondência por diligências. Foram emitidos em 01/10/1856 e tinham como motivo o Sol, símbolo nacional. Seus valores eram de "60 Centavos" (azul), "80 Centavos" (verde) e "1 Real" (vermelho).








O Perú emite pela Companhia de Navegação "Pacific Steam Navigation Company", dois selos provisórios que se tornaram clássicos muito conhecidos dos filatelistas. Foram emitidos em 01/12/1857 e apresentam como motivo ao centro, um navio da citada companhia. Foram impressos em azul e vermelho bordô nos valores de "1 Real" e "2 Reales" respectivamente. 

first stamp - 1857 Peru - Sail and Steamship #1

first stamp - 1857 Peru - Sail and Steamship #2. Ship sails eastward


No entanto, a primeira emissão nacional oficial peruana deu-se em 10/03/1858 com o selo "Armas da República. Impresso em azul, trazia o valor facial de "1 Dinero".




O Reino das Duas Sicílias (Itália), formado pelos reinos de Nápoles e da Sicília, fizeram circular seus primeiros selos postais em 01/01/1858 e 01/01/1859, respectivamente. O selo da Posta Napoletana ficou conhecido como "Trinacria", característica do brasão de armas tripartido. Já o selo siciliano apresenta o Rei Ferdinando.






A Argentina, ainda como Confederação Argentina emitiu seu primeiro selo em 01/05/1858. Tinha o valor facial de "5 Centavos" e era impressa na cor vermelho-laranja.




O primeiro selo da Romênia foi emitido em 15/07/1858. O conhecido "Cap de Bour", ou "Cabeça de Boi" foi emitido na antiga província romena da Moldávia e trazia a legenda em alfabeto cirílico com o valor de "27 Parale". O animal em questão, era um símbolo na Moldávia. Com a mesma série foram emitidos os selos de "54 Parale" em azul sobre papel verde, o de "81 Parale" na cor azul sobre papel azulado e o "108 Parale" em azul sobre papel rosado.


File:Stamp Moldavian Cap de bour 1858.jpg


54 parale


81 parale 

108 parale

Ainda em final de 1858 e início de 1859 foi emitida nova série que apresentava os seguintes valores: "5 Parale" impresso em preto, "40 Parale" impresso em azul sobre papel esverdeado e finalmente o "80 Parale" impresso em vermelho.


5 parale
Fișier:Timbru cap de bour(2) 1858.jpg
40 parale
80 parale vermelho

O antigo estado alemão de Hamburgo emitiu seu primeiro selo em 01/01/1859. Impresso em preto traz estampado o brasão de armas local com o valor facial de "1/2 shilling".



No mesmo dia outro estado alemão, de Lübeck emite seu primeiro selo. Tem o mesmo valor facial que o anterior, mas sua cor é lilás sobre branco.



A Venezuela emitiu seu primeiro selo postal logo a seguir, em 1859. Impressos nos Estados Unidos, os selos da primeira série ficaram conhecidos como "Fina Impressão". o primeiro valor é de "1;2 Medio real" impresso na cor laranja-amarelada. Os demais são: "1 Real" (azul) e "2 Reales" (rosa-avermelhado)

first stamp - 1859 Venezuela - Coat of Arms #1


first stamp - 1859 Venezuela - Coat of Arms #2

first stamp - 1859 Venezuela - Coat of Arms #3
A colônia britânica das Bahamas emitiu seu primeiro selo postal em 10/06/1859. Trazia estampada a efígie da Rainha Victoria na impressão vermelha e no valor facial de "1 Penny".



A colônia francesa de Nova Caledônia emitiu seu primeiro selo postal em 04/08/1859. Trazia estampada a figura do Rei Napoleão III e tinha o valor facial de "10 Centimes".




Na América do Sul, é a vez da Colômbia emitir seu primeiro selo postal. Ainda como Confederatión Granadina, o país organiza legalmente seu Correio Nacional e em 01/09/1859 circula a primeira série de cinco selos postais: "2 1/2 cent." (verde), "5 cent." (violeta), "10 cent." (amarelo/marrom), "20 cent." (azul) e "1 peso" (roxo).

Primeiro selo da Colômbia

Sierra Leone (Serra Leoa) colônia britânica na África, teve seu primeiro selo postal emitido em 21/09/1859, tendo por estampa a efígie da Rainha Victoria em um belo selo violeta com o valor facial de "6 Pence".

1874 Sierra Leone #1


A Polônia emitiu o primeiro selo em 01/01/1860. Com base no modelo russo, os correios poloneses invalidaram o uso dos selos daquele país, que circulavam em território polonês desde 1858. Impresso nas cores azul claro e rosa, tinha valor facial de "10 Kopeks".




A Jamaica passou a emitir selos postais como autônoma, para repor os selos britânicos em 1860. Embora vários selos britânicos tenham circulado de 1858 a 1860, para servir o correio local, esse é o selo primeiro jamaicano.



A Libéria passou a emitir selos postais em 1860. Seu pioneiro é um selo impresso em vermelho com o valor de "6 Cents" tendo como motivo uma alegoria da Liberdade usando o barrete na cabeça aparece sentada, tendo ao fundo um veleiro.




As ilhas de Malta tiveram o primeiro selo postal posto em circulação em 01/12/1860, tendo como motivo a efígie da Rainha Victoria. Impresso em cor bistre, tem o valor facial de "1 1/2 Penny".




Queensland, colônia britânica em território australiano, emitiu seu primeiro selo postal em 01/11/1860. Traz um modelo já bastante usado nas outras regiões australianas, tendo o belo retrato da Rainha Victoria pintado por Alfred Chalon. Impresso em vermelho, tem valor facial de "1 Penny".




Com o mesmo motivo estampado em selo de Queensland e outras colônias britânicas, Grenada emitiu seu primeiro selo em 1861. Com o valor de "1 Penny", foi impresso em verde.




Os primeiros selos da Grécia, emitidos em 1861 tornaram-se largamente conhecidos no mundo filatélico pelo nome de "Cabeça de Hermes". O primeiro selo dessa série apresenta a cor marrom-avermelhado com o valor de "1Lepta".


1861 Greece #1 APS cert "...genuine..."

O antigo estado alemão de Bergedorf emitiu seu primeiro selo em 01/11/1861. Impresso em preto sobra papel azulado, tem como valor facial "1/2 schilling".

1861 German State, Bergedorf #1, reprint


Em 1861, as Ilhas São Vicente emitiram seu primeiro selo postal. Traz a efígie da Rainha Victoria e era impresso na cor vermelha, com o valor facial de "1 penny".



Com o reinado de Vittorio Emanuelle II, a Itália passa, desde 24/02/1862, a emitir os selos postais. Utilizando o mesmo motivo de selos emitidos por alguns antigos estados, como a Sardenha, tendo a efígie do rei impresso em relevo e dividindo as cores com o bistre. O valor facial é de "10 Centesimi"



A Nicarágua foi o primeiro país da América Central a emitir selos postais. A primeira série circulou oficialmente desde 01/12/1862. O primeiro selo tem como motivo o Vale dos Vulcões, sendo que um destes ostenta em seu cume o barrete frígio, símbolo da liberdade. Valor de "2 Centavos".




Os primeiros selos postais de Hong Kong foram emitidos em 08/12/1862. Colônia Britânica, emitiu selos como tal até o ano de 1997, quando os serviços passaram para mãos chinesas. O primeiro selo utilizou como motivo a efígie da Rainha Victoria, em desenho semelhante ao utilizado no primeiro selo inglês, o "Penny Black". Impresso em marrom, trazia inscrições em inglês e chinês, além do valor facial de "2 cents".




Costa Rica teve seu primeiro selo lançado em 1862 e posto em circulação ano seguinte, quando da entrega da remessa impressa pela American Bank Note Company dos Estados Unidos. A primeira série era composta por quatro selos com valores de "1/2 Real" (azul), "2 Reales" (vermelho), "4 Reales" (verde) e "1 Peso" (amarelo-alaranjado).




O Império Otomano - Turquia - emitiu seu primeiro selo postal em 1863, impressos em quadros variados em preto sobre papel tintado com cores diversas: "20 Paras" (amarelo), "1 Piastra" (lilás), "2 Piastras" (azulado) e "5 Piastras" (carmim). Na mesma série estão enquadrados os selos impressos em papel espesso: "20 paras" (amarelo) e o"1 piastra" (lilás).

20 para - preto s/ amarelo

Scott 2
1 piastra - preto sobre lilás

Scott 4
2 piastras - preto sobre azulado

Scott J4 - FORGERY-
5 piastras - preto s/ carmim

Scott 6
20 piastras preto s/amarelo (papel espesso)


Scott 7
1 piastra preto s/ lilás (papel espesso)
As Antilhas Holandesas (Dutch West Indies) emitiu seu primeiro selo em 1864. Em um selo impresso em carmim, com o valor facial de "10 Cents", apresentava a efígie de Guilherme III.



O antigo estado alemão de Mecklemburg-Strelitz emitiu sua primeira série de selos postais em 01/10/1864. Os seis selos, tiveram impressão em relevo e eram cortados em linha (percês). Os valores são: "1/4 silbergroschen" (vermelho-alaranjado), "1/3 silbergroschen" (verde), "1 schilling" (violeta-marrom). Em formato gráfico octogonal: "1 silbergroschen" (rosa), "2 silbergroschen" (azul) e "3 silbergroschen" (bistre).




Em 1848 as ilhas Bermudas emitiram o conhecido e raro selo Perot, que publicamos em matéria anterior. No entanto, por ter sido aquela uma emissão tida como "provisória" e dado a sua raridade, temos somente em 1865 a emissão de uma série regular cujos selos (5) estampam a efígie da Rainha Victoria. Impresso em cor rosa, trazia o valor de "1 penny".



Outro país da América Central, Honduras emitiu seus primeiros selos em 1865. A antiga colônia espanhola que tornou-se independente em 1838 marca sua entrada no mundo filatélico com dois selos impressos em preto sobre cor, sendo o primeiro na cor rosa e o segundo em verde-cinza, ambos com o valor facial de "2 reales".






Os primeiros selos postais deste que é um dos mais antigos países do mundo, o Egito, somente foram emitidos em 01/01/1866, com sobreestampa sobre selos turcos (do Império Otomano). São sete selos de cores e desenhos variados em arabescos. Esse primeiro, tem o valor facial de "5 para" (cinza-esverdeado).














3 comentários:

  1. Maravilhoso trabalho de pesquisa e muito bem elaborado, facilitando a leitura e despertando o interesse. Parabéns por esta obra prima !

    ResponderExcluir
  2. amigo foi a maior experiencia que ja tive de selos , muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  3. Achei uma ótima exposição de fotografias e um excelente resumo da história, muito bom para aprender e conhecer um pouco da história dos selos, ótimo para pricipiantes

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...